terça-feira, 6 de maio de 2008

Turismo oftalmológico a Cuba

O líder do CDS/PP garantiu que as Misericórdias dispõem de 15 hospitais «capazes de fazer mais três mil cirurgias por mês a um custo duas ou três vezes mais económico que fazê-las em Cuba».

"Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros" - médico oftalmologista espanhol comentando as declarações de vários reponsáveis políticos sobre a vantagem/necessidade de se acabar com turismo oftalmológico a Cuba, incluindo a Ministra da Saúde.

É verdade que os autarcas que levam os doentes idosos e carenciados para serem tratdos em Cuba, não o fazem por razões humanitárias mas por razões eleitoralistas.

Mas, também, é verdade que quando os fins não justificam os meios, os meios podem justificar os fins.

3 comentários:

Olinda disse...

O melhor, mesmo, é apostar na prevenção: crianças oftalmologicamente sãs. :-)

Anónimo disse...

Sempre que existirem 'meios' a melhorar que se lixem os fins patéticos.

No entanto, não me posso queixar do serviço público, numa das áreas específicas da oftalmologia(só uma é verdade).
mrgrd

luafeiticeira disse...

O problema é que não há lei nem fiscalização para médicos que operam em privados e permitem listas de espera em hospitais públicos, nem tectos para preços de consultas, operações internamentos. Sabes que no Luxemburgo, o país mais rico da CE cobra no máximo por uma consulta 35 euros e mesmo assim o Estado devolve até 95% o preço da consulta ao doente? Ah pois é...
beijos