quarta-feira, 30 de abril de 2008

QUEIMA DAS FITAS - Maio 2008

Escrevi na Fita dela:

Maternidade Alfredo da Costa. Dez horas da manhã do dia 11/09/1984.
Dormias profundamente. O descanso da guerreira, depois de uma luta titânica para veres a luz do dia.
Nasceste a lutar e a lutar continuaste pela vida fora.
És uma mulher determinada, voluntariosa e corajosa que luta pelos objectivos que fixa a si própria. E, como detestas a mediania, os teus objectivos sempre foram muito altos.
Não gostas de ser contrariada. Quando eras pequeninas e eu ia buscar-te, ao fim da tarde, ao Colégio Marista, adorava contrariar-te e deixar-te brava. E tu batias-me. E não era no sentido figurado do termo. Batias-me a sério e eu escangalhava-me a rir contigo.
Estavas linda de morrer, naquela festa, quando actuaste como bailarina no cinema Sá da Bandeira, no teu vestido de organza azul-bebé. Lembras-te?
Tenho saudades dos passeios e dos piqueniques que fazíamos no campo. Ainda te recordas daquele coelho assado que «Está seco, mas é bom!».
Tenho saudades das férias. De brincar contigo na água. De te ensinar a nadar na piscina do Country Club da E….. do D…... Um dia disseste-me: «Pai, tira-me a bóia que eu sei nadar sozinha!» E eu nem queria acreditar. Corajosa, começaste a nadar como um peixinho. Elegante. Uma mulherzinha em ponto pequenino.
Tenho saudades de, vezes sem conta, sem eu contar, me vires abraçar e dar um beijo. Lembras-te?
Tenho saudades dos tempos em que vinhas para a nossa cama e te deitavas entre nós os dois: a tua mãe e eu.
O nascimento do teu irmão foi para ti uma grande alegria. Não sentiste que ele fosse ocupar o teu lugar. A inveja é um sentimento que não liga bem contigo. Gostas de dar e ajudar os outros.
Adoras o teu irmão. Preocupas-te com ele. Sofres por causa dele.
E como ele gosta de te moer o juízo! E tu já nem te ralas de o ouvires constantemente dizer: «Escrava, tu só entraste em medicina porque foste para o Colégio Ribadouro para aumentar a média!».
Olha que ele adora-te! Tu és a heroína dele perante os seus amigos. E não perde a ocasião para espalhar por onde passa que tu és um génio.
És um génio, meu amor. És uma filha genial. Serás sempre para ele, para a tua mãe e para mim.
Fazes amizades com facilidade. As tuas amigas gostam sinceramente de ti. E o teu namorado adora-te.
Sei que vais ser uma grande médica. Pelos conhecimentos que adquiriste mas sobretudo pelas qualidades que possuis como pessoa: altruísta e determinada.
Felicidades.
Faz o favor de ser feliz!

14 comentários:

Anónimo disse...

Anónimo disse...

Parabéns! Muitas FELICIDADES para a tua menina!*

4/30/2008


Anónimo disse...

Gostei muito deste "Trolha" humano!
Espero, daqui a três anos, poder escrever algo de semelhante, na fita da minha filha.
Beijo

Carpe Diem

4/30/2008


The F Word disse...
E que mais poderia escrever um pai babado (com razão e com mérito, quer-me parecer)?

Parabéns.

4/30/2008


QuartoCrescente disse...

O tempo passa... e depressa... ficam algumas recordações... uma certa nostalgia...

Parabens Trolha... para ti e para a tua filha...ambos merecem.

Beijo...

4/30/2008


sinhã, a. disse...

Queima dos cordões umbilicais. :-)

4/30/2008


Trolha disse...

Carpe Diem, se achavas que eu era sobre-humano, estavas enganada. Sou humano e bem humano.

Beijo

4/30/2008


Trolha disse...

the f word, sou um pai (e mãe) babado sim. Obrigado.

Beijo

4/30/2008


Trolha disse...

quartocrescente, obrigado pelas tuas palavras. Fica a lembrança dos tempos felizes. Dos outros tentamos esquecer.

Beijo

4/30/2008


Trolha disse...

Bem dito, sinhã,a. Primeiro cortam-se ..e depois queimam-se. Como se faz com os ramos/filhinhos das árvores.

Beijo

4/30/2008


Trolha disse...

anónima, Obrigado pelos PARABÉNS e pelas FELICIDADES.

Um beijo.

PS: anonima..... ma non troppo (só falta a assinatura por baixo)

4/30/2008

Anónimo disse...

Eu sei que estavas à espera e não resisti....CONVENCIDO!!

Carpe Diem

Anónimo disse...

Amo-te ser humano lindo...
um beijo
mrgrd

Trolha disse...

anónima mrgrd, obrigado pela visita e pelas tuas palavras.

Beijo

Trolha disse...

carpe diem, estou à espera.

Beijo esperançado

Trolha disse...

carpe diem, não resistas.

Beijo esperançado

Anónimo disse...

Dois em um, ou já não sabes o que fazes?????

Carpe Diem

Anónimo disse...

Eu prefiro ler nas entrelinhas deste blogue, João (que às vezes é) Trolha.
É mais claro e objectivo. Mais real. E sabemos bem como a vida na maioria das vezes ultrapassa a ficção mais prodigiosa.

anademar disse...

depois de me cruzar consigo numa série de blogs, resolvi vir atrás de si. E surpresa!
que bonito texto. De verdade. Muitos parabéns pela filha inteligente (os pais tb têm uma certa responsabilidade nisso, não?!) mas acima de tudo parabéns pela forma como, sem vergonhas nem pudores, mostra como a ama e como é especial essa relação. Parabéns. mesmo. e voltarei...

carpe vitam! disse...

Uau... PARABÉNS! Ao ler isto eu penso sobre o que será ter filhos e como deve ser bom tê-los assim, perfeitos exemplos a seguir. Mas depois também penso que se eu algum dia tiver filhos, a única coisa que me servirá de medida para saber se valeu a pena é a FELICIDADE deles. Independentemente de todos os seus defeitos, de todo o sofrimento que me causarem. A única coisa de que eu não prescindo (se alguma vez tiver ousadia de os ter) é que sejam felizes! E se não for pedir muito, que me dêem assim uns momentos inesquecíveis para recordar sempre...

Anónimo disse...

Também adoro ser mãe, por isso basta-me dar-te um abracinho cúmplice... e parabéns a ambos!

elise

Anónimo disse...

Acertaste, gostei muito!

Um beijo

PORTUGAL FINANCE disse...

quem sou eu para comentar. só sou mae.

kermit disse...

Tem piada. Tenho duas filhas e já me ocorreu que um dia vou ter reflexões dessa natureza. Mas hoje, a minha insuficiente paciência impede-me de aproveitar ao máximo os momentos que descreve.
Um Abraço de quem você deixou a pensar