Nada se perde, nada se cria. O dinheiro, apenas, mudou de bolso
O Banco de Inglaterra prevê que as perdas sofridas pelos bancos, pelas seguradoras e pelos fundos de investimento em todo o mundo podem atingir 2,2 biliões de euros (milhões de milhões), devido à crise financeira.
Segundo o Relatório sobre Estabilidade Financeira elaborado pelo Banco de Inglaterra, citado pela «Lusa», nos Estados Unidos as perdas passaram de 739 mil milhões para 1,57 biliões de dólares e na Europa de 344 mil milhões para 785 mil milhões de euros.
Os títulos de participação (em activos imobiliários) detidos pelas instituições financeiras e pelos fundos de investimento passaram, de repente, não a valer milhões mas a valer tostões.
Mas muito desse dinheiro foi canalizado sobretudo para o sector da construção dos EUA: as casas existem, os empreiteiros e todas as actividades económicas conexas floresceram. O resto é especulação financeira: muitas instituições financeiras compraram activos por valor muito superior ao seu valor real. Mas se elas compraram esses activos alguém os vendeu.
Não será assim?
Ou muito me engano ou anda muita gente a ganhar dinheiro com esta CRISE faz de conta.
.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário